Dinâmica de Grupo - entrevista para estágio

Eu não tenho costume de faltar nas aulas, e quando falto é porque preciso. Me inscrevi em um processo seletivo, em busca de uma vaga de estágio, e foi a 1ª vez que fui chamada, mas era bem num horário que eu tinha aula. Conversei com meu professor, explicando a situação, e eu disse que seria minha 1ª dinâmica em grupo, e ele e um colega de sala que tinha feito uma indicação pra mim naquela empresa começaram a me dar conselhos e dicas.

Nunca cheguei nessa parte. Sabe quando você chama o crush pra sair, e ele aceita? Aí você fica até sem chão porque não sabe o q fazer, não esperava ser chamado. O professor achou graça quando eu disse isso, então ele anunciou que a aula seria diferente, que a gente faria uma dinâmica em grupo. Na hora, eu tonta, nem tinha me tocado que foi pra mim isso, e só no final da aula que percebi, quando ele disse : "agora você já fez uma dinâmica em grupo, e vai ser desse jeito" e começou a me dar um feedback de onde eu tinha que melhorar e de onde eu estava boa.

Resultado de imagem para Dinâmica de Grupo

Na dinâmica, cara, eu surtei. Ele separou a sala em 2 grupos, cada grupo com 11 alunos. E tipo, não sei bem o que aconteceu comigo. Ele foi falando as instruções, passo a passo, e eu anotando tudo que nem The Flash, grazadeus sou rápida em copiar as coisas. Só que eu tava com uma cara muito brava, porque tipo, cada grupo era uma empresa. A empresa que ganhasse no final, levava 1 ponto a mais na média. A que perdesse, teria 1 ponto a menos. E eu tipo : não sei o que vocês vão fazer, to me lixando pro que eu vou fazer, o importante é ganhar sapoha.

Cada grupo tinha que ter o RH, o setor de Marketing, o Financeiro e o da Produção.  o RH tinha que definir a função de todos na empresa e fazer a folha de pagamento, o setor de marketing tinha que inventar o nome da empresa, fazer o logo, uma frase de efeito, uma musiquinha para o comercial e apresentar uma ideia inovadora pra empresa


Nossa empresa era uma construtora, tínhamos que montar um prédio. A equipe que tivesse o prédio mais alto ganhava pontos a mais, e o pessoal da produção era responsável por construir esse prédio + 150 coqueiros -era com papel que construía, mas pra ter esse papel, tinha que comprar do professor, porque era a matéria prima E o financeiro tinha que fazer todos os balanços, e claro, fazer dar lucro. A empresa que mais tivesse lucro, ganhava ponto a mais também, mas as contas tinha que bater, e o professor falou que ia olhar cada conta.

 Pra definir quanto cada empresa tinha pra começar o negócio, somou o dinheiro que todo mundo tinha na mão ali. Eu e uma garota não tinha nada, porque eles não queriam contar no cartão. E aí o povo tudo desesperado, procurando dinheiro e juntando, deu uns 339 se não me engano, mas poha, quem abre uma empresa de construção com isso? Não dá. E o professor depois deu risada, disse que não ia pegar nosso dinheiro, que podia guardar, e que esse valor ia ser multiplicado por 100. Ou seja, a gente tinha 33.900 pra começar nosso negócio.

 Aí o professor falou : quero a equipe de finanças aqui na frente agora. E eu olhava pro meu grupo, e tipo, man, não tinha se passado 5 minutos, o RH tava escolhendo ainda onde ia cada pessoa, eu ia pro marketing. Só que o professor falou, a equipe que chegasse primeiro ganhava 20% de desconto em qualquer coisa que fosse comprar.

 Levantei correndo da cadeira e fui lá, eu e mais 2 meninas, nosso grupo chegou primeiro lá na lousa e não sei como, mas a matéria-prima que iria custar 3.500 saiu por 700 pra nossa equipe.

 E o terreno saiu ao todo por 800 mil. Só que tipo, como caralhos a gente comprava uma merda de terreno se só tinha 33 mil ali? Aí reclamaram com o professor, a equipe perdeu ponto, e o professor falou que dinâmica em grupo em entrevista de emprego é isso.

 Aí fui negociar com ele, dava 5 mil de entrada no terreno e o resto financiava em 46 vezes. Só que o professor disse que teria juros de 2% ao ano, em cada uma dessas 46 vezes. Nem sabia o que era isso. E o povo da produção disse que ia comprar só 5 folhas, e eu olhando pras folhas, mano, aquilo não ia dar não. Fazer um prédio de papel, sendo que o mais alto que ganhava, mais 150 coqueiros? Com 5 folhas? Deixei ne, mas sabia que não ia prestar.

Resultado de imagem para dinamica em grupo

 Aí to lá fazendo a contabilidade da empresa, o professor foi chamando outras equipes, e foi tudo tão rápido que você não sabe mais o que ta acontecendo nas outras áreas. A produção já tava fazendo, o marketing também, cada grupo recebendo suas orientações do professor separadamente. Chegou a um ponto onde eu nem sabia o nome da empresa, sabia nada dela, porque o marketing foi pra pqp, do outro lado da sala. Aí me aparece uma bonita do marketing depois, e fala : olha, criamos um produto inovador, vai custar 88 mil. Olhei pra cara dela e dei risada, mostrei pra ela minhas contas (4 páginas de conta ) e falei : te dou 2.500 e você ainda tem que me garantir que esse produto vai vender.


 Aí chega a bonita do RH, com as folhas de pagamento, mano, salário de 4000, 5000. Olho pra cara dela, que diabo é isso? E depois ela foi embora, fazer sei lá o que. A outra menina que devia me ajudar em finanças sumiu, a outra que todo mundo falava que era fodona em contas arregou, fiquei sozinha, e do nada o prédio da produção caiu (eu falei que 5 folhas não ia dar nem o sustento da base)

O pessoal da produção decidi reutilizar aquelas folhas para fazer os coqueiros e comprar mais folhas. To lá focada nas contas, quando o professor olha e diz :

- Eles não compraram só isso de folha não, tão pegando mais toda hora.

Eu olho pro pessoal da produção e pergunto, quantas folhas vocês pegaram do professor? E os caras dão de ombro porque não sabe. Contei as folhas, somei de novo, e falei que não dava pra eles comprarem mais nenhuma folha e saí diminuindo o salário dos empregados, e ainda coloquei estagiário e jovem aprendiz porque pra eles paga-se menos.

 Me senti um lixo? Me senti. Mas pelo menos tava dando lucro, certo? As contas batiam. E naquele momento era só o que me importava. O professor chegou e mandou o pessoal de finanças ir lá na frente fazer o balanço patrimonial da empresa, corro pra lá, sem nem saber o que to fazendo. As contas não batem. E não sei explicar o que ta rolando. O outro time chega, fico até aliviada, eles não sabem como montar o balanço, e ficam olhando pro meu.

Depois de corrigir várias e várias vezes as contas, e o professor contando o tempo, na minha cabeça, me pressionando, e dizendo que se eu não fizesse os números bater, minha equipe inteira ia ser desclassificada. Eu tava quase chorando, olhando as 5 folhas de conta, o pessoal do meu grupo tentando ajudar. Depois deu certo, e na hora de explicar fiz tudo certinho, professor me elogiou, a outra equipe não sabia explicar os números da própria empresa.

E por incrível que pareça, minha empresa tinha os melhores salários, e benefícios (tinha vale transporte) e foi a única a inventar algo novo no marketing.

 Pela 1ª vez, percebi que não posso saber tudo o que acontece numa empresa. Eu sempre tentei fazer isso, mas não dá. Não dava pra eu largar minha função e ir opinar e brigar com o pessoal da produção que não conseguia fazer a poha do prédio ficar de pé. Não dava pra ir lá no marketing dar piteco naquelas poha que passou 2 horas fazendo os coiso dele, e chegou lá na frente, não tinha nem terminado. E o professor disse : é isso que acontece TODOS OS DIAS com as empresas. Os setores não se comunicam, as contas não batem. E aí você está lá na frente de diretores, acionistas, fornecedores, e percebe que tem algo errado na sua conta, e não tem santo que ajude nessas horas. Que isso é normal, é só manter a calma e achar o erro ou enrolar.

Resultado de imagem para Dinâmica de Grupo

Na dinâmica dessa empresa que eu tinha sido chamada, eu fui um pouco mais preparada, porque a dinâmica da sala tinha me mostrado como ia ser e meu foco era não ficar nervosa. O que mais me atrapalhou na sala foi o nervosismo, o medo de não dar certo. E a dinâmica dessa empresa foi bem mais fácil, entre aspas. A gente tinha que criar uma empresa e vender um produto. Me dei super bem com as meninas do meu grupo. A gente discordava em alguns pontos, mas teve muito diálogo, foi ótimo.

No final das contas, não passei. Mas pra minha surpresa, no mesmo dia que recebi o não dessa empresa, fui convidada pra dinâmica de outra. Nessa outra, tínhamos que fazer uma apresentação em power point dos 3 principais marcos das nossas vidas, e em um outro post falo um pouco mais disso.

A dinâmica consistia em montar o maior prédio, mas tinha que ser com macarrão e um marshmallow tinha que ser pendurado no topo. Eram 4 grupos de 5 pessoas cada : 3 da produção, 1 gerente e 1 representante comercial. Preferi ser do comercial, cuja função era ficar sentado pensando na empresa em si (nome, função, tal) e apresentá-la no final lá na frente. Meu 1º grupo tinha 2 garotas um tanto tensas, elas aumentavam a voz e pareciam nervosas demais. A 3ª garota, que era da produção, focou na base, e eu concordei com ela : a base era mais importante. Mas as outras 2 teimavam, dizendo que não. Depois, trocou de gerente, e veio um garoto de outro grupo pro nosso e ele tinha boas intenções, chegou com várias ideias. Se algum grupo tivesse usado as ideias dele, teriam sido desclassificados, porque ele queria usar materiais que não eram permitidos.

Depois troquei de grupo, e o pessoal já tinha começado a fazer lá, então só fiquei na minha. Então trocou os gerentes de lugar e veio uma que ficava toda hora se intrometendo no que eu estava fazendo. Queria saber a todo instante o que eu estava fazendo, e entendo que as intenções dela eram boas, ajudar a equipe. Mas se cada um tem sua função, e todos já sabem o que fazer, ficar na cola não ajuda.

A garota que focava na base no outro grupo acabou ficando comigo de novo, e ela disse que a base do grupo que a gente tinha saído tava um lixo. E ela veio com essa mesma ideia : recomeça e faz  base. As ideias se mesclaram e conseguimos montar o prédio faltando menos de 3 minutos pra acabar o tempo, porque eles foram montando lado por lado separado, e só no final que juntaram tudo.

O único prédio a ficar de pé na apresentação foi o nosso. Não era o maior, mas era o único erguido. Também não passei nessa seleção, e não vou citar o nome das empresas porque ne. Mas até que me diverti nessas dinâmicas, talvez não era pra ser.

E vocês, já fizeram alguma dinâmica? Como foi?

Abraços

35 comentários:

  1. Achei muito legal essa dinâmica que você fez, eu nunca fiz, mas pelo sua experiência foi muito bom. Pena que o nervosismo atrapalha muito a gente na hora quando estamos fazendo algo importante. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nervosismo atrapalha muito nessas horas haha

      Beijos

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu já participei de uma dinâmica em grupo em uma entrevista de emprego, a que participei cada grupo estava em um balão e o balão estava caindo por causa do peso e precisávamos montar uma solução. Foi interessante. Gostei da sua postagem, ficou longa, mas é interessante.

    Beijos!!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que dinâmica essa hein kkkk queria ter visto.
      Sim, ficou longa até demais. Comecei a escrever e acabei me empolgando haha
      Beijos

      Excluir
  3. Eu participei uma vez só, mas detestei. Naquela época eu era muito tímida e nervosa, hoje em dia sou nervosa mas como já sou velhinha a timidez já foi.rsrs Eu acho legal porém eu não acho o método adequado, pessoas tímidas tem mais dificuldade com essas coisas.
    Se me colocasse numa sala sozinha e mandasse fazer alguma coisa eu acho que a minha nota seria bem melhor, embora eu saiba trabalhar em grupo eu sou um pouco metódica. Os psicólogos avaliam muitas coisas na dinâmica de grupo mas... eu sinceramente ainda prefiro outras provas, individuais.rsrs Achei muito legal o teu post, e a forma como abordou o assunto.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui em algumas dinâmicas, mas to cansando disso já. Tava interessante no começo, agora me dá um frio na barriga, um desconforto. Em dpla ou trio até vai, mas passou disso, não.
      Abraços

      Excluir
  4. Nunca participei de uma dinâmica de grupo..
    Te confesso que nem na faculdade, tenho pavor dessas coisas, porque não sou muito sociável.
    Pelo texto a dinâmica rendeu muito e para todo mundo hehehehe, quando é assim o proveito é maravilhoso

    ResponderExcluir
  5. Oi tdo bem?

    No meu estágio de Psicologia escolar eu montei um projeto com várias dinamicas de grupo para as crianças. A idéia da "dinamica de grupo" é entender quais os pontos que o futuro profissional precisam ter para traalhar na empresa.
    BJOS

    ResponderExcluir
  6. Nunca fiz, mas fiquei nervoso só de ler seu relato haha
    Adorei o texto, explicou super bem!

    Abraço :)
    Lupi Literatus

    ResponderExcluir
  7. Adoro essas situações, sempre fazem a gente refletir sobre como nos nos comportamos em situações diferentes.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Nunca participei, mas pelos seus relatos senti vontade de participar, incentiva o trabalho em equipe e a sincronia,a interação com outras pessoas, afinal em várias situações na nossa vida o trabalho em equipe é realmente necessário. Adorei!

    ResponderExcluir
  9. Muito boa as dinâmicas,servem para observar como agimos em determinadas situações, sem falar no nosso nível de preparação para enfrentar as coisas.
    Adorei como foi proposto e qual o tema abordado em cada uma delas, pois trabalhar em grupo além de mão na massa requer dialogo, pois as partem precisan bater e sem tal é impossível acontecer.
    Adorei o post, sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Nunca participei de uma dinâmica, mas me diverti lendo seu relato na sala de aula e parabéns por ter conseguido ter ganho na sala de aula. Em relação as empresas, os critérios são diferentes, mas pense na experiência que você teve. E no momento certo você irá conseguir, beijos!

    ResponderExcluir
  11. Super legal essa dinâmica! Gostei muito! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Eu fui lendo seu texto e me identificando com várias situações, pois sou desse meio. Sou formada em Logística e atualmente estou cursando mestrado em Eng. da Produção, então já tive que fazer alguns trabalhos que envolvem os diferentes setores de uma organização. Nunca participei de uma dinâmica deste tipo, seja na faculdade ou numa entrevista de emprego (até porque não tive contato com a indústria ainda). Fiquei morrendo de rir nos momentos em que você descreveu a dinâmica em sala de aula, eu sei o quanto um balanço patrimonial pode quebrar nossa cabeça no meio e nos levar a loucura, eita conta difícil viu! Também sou dessas que acha que deve saber tudo de uma empresa e isso é impossível, então já tirei algumas lições do seu texto. Espero que consiga passar logo em outra seleção, estarei torcendo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Adorei o post, primeiro palmas para o seu professor,porque é raro encontrar um assim hoje em dia. Segundo, achei bem legal você dividir suas experiencias com o povo, pode ajudar muita gente. Quanto ao estágio, fica tranquila que logo aparece um feito para você, enquanto isso as dinâmicas e entrevistas vão servindo como aprendizado.

    Beijos e Sucesso!!

    ResponderExcluir
  14. Gente, que professor maravilhoso esse! Eu já fiz algumas dinamicas em grupo, algumas me sai bem, outras queria matar todo mundo KKK boa sorte em tudo!

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus guria! Tô tensa aqui na cadeira, lendo seu texto e relembrando de quando fiz técnico em administração há tipo, mil anos atrás hauhauhau e imagina, toda semana praticamente a gente passava por uma dinâmica dessas de criar empresa do nada com todos os setores! Larguei o curso antes de terminar porque vi que não ia aguentar trabalhar com isso, sou centralizadora, prefiro trabalhar sozinha e ia infartar antes dos 30 se estivesse na área ainda rs. Mas, desejo toda sorte a ti! O mais importante já aprendeu que é o fato de que não dá pra abraçar o mundo inteiro! Tem que saber dividir e delegar! Bjoooo
    www.blogpapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Nunca fiz algo do tipo, então não imagino a tensão que deve ser, hahaha.
    Adorei suas reações haha

    ResponderExcluir
  17. Gente, que loucura! Só a dinâmica da sua aula já me deixou nervosa haha
    Eu já fiz uma, mas foi mt tranquila, só que até hoje não entendi o fundamento. Era um ataque nuclear, tínhamos que salvar 6 pessoas, em um grupo de 12, nos mais diferentes modos, jeitos e afins.

    Enfim, coisa de doido rs

    Boa sorte no futuro.

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Nossa, que professor bacana! Achei super bacana a iniciativa dele. Eu já passei por algumas dinâmicas de grupo, mas tínhamos apenas que nos apresentar. Um pouco mais fácil né? Na primeira, eu não passei, mas a segunda até que deu certo. Então, não desista...Tudo tem o seu tempo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá tudo bom?! Amoo dinâmicas! Eu estudo psicologia e uma vez tivemos e aplicar testes vocacionais e dinâmicas de grupo em uma escola por 3 meses e a experiencia foi maaraaviiilhoosaa, era um sala cheia de contendas e muita briga, no final os alunos se tornaram melhores amigos um do outro, a escola entrou em harmonia, foi uma maravilha, as dinâmicas realmente funcionam quando aplicadas corretamente.

    -Beijoss

    ResponderExcluir
  20. Puxa, foi um stress e tanto, hein! Essas dinâmicas demonstram muito do comportamento daquele que vai ser contratado. Nunca fiz, mas acho bem interessante. Legal a atitude do seu professor querendo ajudar você. Na próxima, quem sabe você se dá melhor, não é? Sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  21. Olá! Eu adorei esse post! Já participei de algumas dinâmicas e na primeira vez fiquei bem nervosa, mas depois me acostumei e hoje já tiro de letra.
    Beijos e boa sorte!
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, Garota Imperfeita, antes de responder sua pergunta, um constatação bem-humorada a respeito da narrativa da sua dinâmica. Juro que tinha a sensação de estar lendo um roteiro de um filme de terror, um relato de pesadelos em série, kkk.

    Sobre sua pergunta, não, nunca fiz nenhuma dinâmica de grupo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  23. Nossa, nunca participei de nada assim, mas fiquei super ansiosa lendo seu relato, hahahahahahahahaha.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  24. Olá
    Gente de ter sido uma aula incrível, mas eu me daria super mal XD, sou muito tímida e só de ler seu relato já me deu uma crise de ansiedade XD

    ResponderExcluir
  25. eu tbm fico bloqueada em situções assim
    mais essas dimamicas realmente funcionam
    adorei o blog
    sucesso

    ResponderExcluir
  26. Acredita que sou apaixonada por Dinâmicas em grupo? No início me sentia um pouco travada, mas com o tempo pegamos o jeito e passamos até a nos divertir. Achei incrível seu professor realizar a dinâmica para te ajudar, precisamos de mais profissionais assim.
    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Socorro, eu ri muito, mas sei que foi errado. Minha mãe trabalha com treinamento de equipe, então ela me passa várias dicas nesse quesito. Mesmo assim nunca participei de fato por uma dinâmica em grupo. Não sei se me daria bem, porque sou bem prática e se der bagunça eu saio xingando todo mundo, chuto o balde porque não sou obrigada. Achei muito legal a atitude do seu professor, e não liga se você não passou, uma hora vai.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Olá, nunca fiz nenhuma dinâmica de grupo, mas acho que seria muito difícil para mim, pois sou muito tímida nessas ocasiões, falar em público é um pesadelo...Mas gostei muito de ler sobre sua experiencia, obrigado por compartilhar...Bjs

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Nunca participei de uma dinâmica de grupo de entrevista, e nem na faculdade. Mas na escola, o professor fazia com a gente um Juri Simulado, lançava uma situação complicada e a turma dividida em dois grupos tinham que resolver, quem tivesse a melhor solução, com tudo amarradinho ganhava. Era bem legal!
    Gostei da dinâmica que o seu professor fez, muito legal!
    Beijos
    https://aventureirasliterarias.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Só de pensar em dinâmica de grupo já fico bastante nervoso e apreensivo. O nervosismo acaba dando uma atrapalhada e você precisa ter muito controle da mente e do corpo.
    Gostei dessa dinâmica que você participou. Acho que serviu como teste e preparação.
    Um pena que você não foi selecionada, mas fico na torcida para as futuras seleções.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  31. olá tudo bem?
    Imagino seu nervosismo, já participei de dinâmica em grupo e fiquei muito nervosa, confesso que isso me atrapalhou um pouco (muito), rsrsr, achei legal essa dinâmica que você participou, essa não conhecia ainda.
    beijos, blog encrespa

    ResponderExcluir
  32. Nunca participei de dinamicas do tipo. Espero não passar por isso porque tenho muita coisa ruim pra contar sobre grupo. É horrível.

    ResponderExcluir